terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

(Non) habemus papam!

 
Foi com surpresa que ouvi a notícia da resignação de Bento XVI. Surpresa, porque como é do conhecimento público, a história diz-nos que foi há seis séculos que tal situação se verificou pela última vez e não por motivos de ordem voluntária mas sim por situações religiosas e políticas que implicaram ou exigiram tal decisão.
Devo dizer que Bento XVI teve um enorme desafio pela frente assim que foi divinamente eleito, pois o legado de João Paulo II foi fortemente marcado pela simplicidade, proximidade afetiva e popularidade que este homem de branco conseguiu reunir. Bento XVI que, aparentemente e no meu ponto de vista, não deixava transparecer muitos sinais de humildade conseguiu num ato só, mostrar uma enorme sensibilidade e humildade própria apenas de quem tem nobreza de espírito. A resignação de Bento XVI foi, como muitos já disseram, um ato de coragem pois todos nós, devemos ter a perceção e humildade de reconhecer as nossas fragilidades e assim perceber o momento certo em que nos devemos retirar. Bento XVI soube-o com muita lucidez, inteligência e sensatez. Dizia João Paulo II que nunca se desce da cruz mas, com todo o respeito pelas suas palavras, nem sempre os grandes axiomas podem ser cumpridos ainda mais quando se tem consciência da nossa incapacidade física e mental para governar (um Papa é, acima de tudo, um governante) uma legião de católicos espalhados pelos cinco continentes.
Agora e até ao próximo conclave o tempo é de especulação acerca dos 120 elegíveis para o exercício do pontificado. Será europeu? Pertencerá à linha renovadora? Será um conservador e seguidor da ideologia de Bento XVI? Será aberto o caminho à multiculturalidade rompendo-se com a tradição romana?
Obviamente, que não tenho capacidade de resposta a tais questões porque a resposta essa, está no segredo de Deus, mas acredito que o novo Papa não seja europeu, temos uma Europa demasiado desgastada precisamos de uma lufada de ar fresco, até no catolicismo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário