quinta-feira, 21 de março de 2013

Sempre a aprender...

Já lá vai o tempo em que as novelas mais não eram do que enredos amorosos com uma vilã descabelada e cruel(a) que fazia a vida negra à boazinha da fita, pelo meio tinhámos uma dondoca traída e um quarentão com manias de charme a pôr à prova a sua virilidade tentando conquistas jovens.
 
Hoje, uma novela é muito mais que isso, basta que assistamos a um ou outro episódio da novela Dancin Days para assim percebermos que temos ali um manancial de conteúdos, de utilidades, de conselhos práticos que abarcam áreas tão distintas como poupanças bancárias e associações de estudantes. Com as novelas (esta em particular), aprendemos que devemos guardar os nossos cêntimos e confiá-los a um banco que tem sempre uma solução à nossa medida, tão à medida que até nos atende num qualquer snack bar de um centro comercial, aprendemos que o processo de adoção de uma criança é rápido, fácil e até está à distância de um clique (isto é de facto uma grande novidade, a ser verdade), aprendemos técnicas de rastreio doméstico de doenças, aprendemos também que há cuidados específicos relativos à alimentação de uma grávida, aprendemos ainda que uma associação de estudantes de uma qualquer instituição de ensino superior tem preocupações sociais, culturais e até revolucionárias. Trata-se de uma aprendizagem constante quase tão boa, como uma enciclopédia prática das Seleções.
 
Para quem achava que as novelas eram apenas um divertimento para quem tem poucas preocupações com o intelecto e apenas quer reservar esse tempo para fazer uma só coisa: não pensar, desengane-se! As novelas estão cheias de dicas e a continuar assim, não tardam a ocupar o lugar do saudoso Acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário