quarta-feira, 5 de junho de 2013

O desemprego é uma oportunidade...é para rir, certo?

Nos últimos tempos, tenho feito um esforço considerável por não ver os jornais diários dos canais portugueses generalistas, pois considerava e continuo a considerar, que o efeito é demasiado nefasto para a minha saúde mental. Mas, o descuido ontem foi grande, e por azar ligo a televisão e quem vi foi a pessoa que menos desejava ver: o "nosso" Primeiro Ministro, que discursava sobre o tema que, na minha opinião, marca os dois anos (só para relembrar, faz hoje dois anos que foi ganha a atual legislatura) de governo - o desemprego.
 
Dizia o Primeiro Ministro que o desemprego deve ser visto como uma "oportunidade para mudar de vida, de rumo". Fiquei estupefacta, para não dizer estupidificada com a revelação. Afinal os novecentos e tal mil portugueses desempregados, andaram a fazer uma coisa de que não gostavam e para a qual, nem tinham jeito nenhum. Resumidamente, a frustração cercava-os e eles nem se apercebiam disso...pobre gente!
Muitos dedicaram uma grande parte da sua vida a serem maus profissionais, a fingir que trabalhavam bem, que eram competentes, que sabiam o que andavam a fazer e acima de tudo a serem pagos imerecidamente... tudo isto porque ninguém foi capaz de lhes dizer aquilo que ontem foi profeticamente anunciado.
Felizmente, têm alguém que zela pelo seu bem estar, que os desengana e lhes "oferece" a oportunidade que lhes faltava para se sentirem realizados e serem pessoas de sucesso e acima de tudo, pessoas felizes.
 
Contudo, há ainda uma coisa que não consegui atingir, ou seja, por que é que os desemprego é um (grande) problema? Ou então o Primeiro Ministro estava a fazer uma piada com o assunto e isto é para rir, certo?

6 comentários:

  1. Uma frase escusada. Completamente.
    Enfim... é o governo que temos.

    R: As fotos não são de final de tarde. Foram tiradas de manhã. Os efeitos que dei às fotos é que podem dar a entender que possam ser de final de tarde!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A mim só me apetecia dizer-lhe cara a cara: então se é assim tão boa oportuniddae aproveita e demite-te,palhaço!

    ResponderEliminar
  3. De facto é uma frase algo infeliz, mas percebo o que ele quer dizer. Em alguns casos o desemprego, ou seja, o deixar aquele lugar onde se acomodaram, pode ser o trampolim para algo melhor. Mas isso, obviamente, que não se aplica a toda a gente e ele devia ter mais cuidado com a forma como tenta passar este tipo de mensagens.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ele disse isso, na véspera de convidar os jovens a sair da sua zona de conforto. Já lá vai mais de um ano!

    ResponderEliminar