domingo, 8 de junho de 2014

Um Portugal graúdo...


Faz hoje 74 anos...
Dizer que o Portugal dos Pequeninos me faz regressar à infância é um absoluto, lugar comum. Mas, ainda assim, insisto nesse lugar comum, pois só o visitei uma vez e foi precisamente na minha infância...
... Naquela noite não dormi nada bem, nunca mais era dia e os galos teimavam em não antecipar a madrugada com o seu estridente e viril corococó, esperava ansiosa e empolgadamente, pela manhã pois ia ter a minha primeira visita de estudo da escola primária (no meu tempo era escola primária).  Iamos, nem mais nem menos, para Coimbra, para o Portugal dos Pequeninos que naquela altura me pareceu um Portugal feito ao meu tamanho e medida e portanto, nada pequenino para uma menina de oito anos que, naquele dia almoçou num pátio transmontano um arroz de frango feito pela mãe, lá pelas sete da manhã, e que carinhosamente embrulhou a caixa da Tupperware (assim se dizia naquele tempo) em jornal e num pano de cozinha em que se balouçava uma menina de tranças loiras e bibe vermelho... Ainda estava morno! 
Parabéns Portugal dos Pequeninos e da minha também pequenina memória...

7 comentários:

  1. Visitei o Portugal dos Pequenitos uma ou duas vezes em miúda, mas já lá me deliciei muito, muito com as minhas Minis. Aliás, elas adoram mesmo lá ir. Parabéns Portugal dos Pequenitos!!!

    ResponderEliminar
  2. mmm'samiga

    Gostei do texto que me fez recordar que visitei o Portugal dos Pequenitos diversas vezes e até na minha viagem de núpcias (1964) fomos, a Raquel e eu, visitá-lo...

    Por isso muito obrigado.

    Qjs = queijinhos = beijinhos e até rimam...

    ResponderEliminar
  3. Eu visitei duas vezes, uma na infância, no passeio da escola e outra recentemente com a minha afilhada, gosto bastante de lá ir.:)

    ResponderEliminar
  4. Aos anos que não vou ao Portugal dos Pequenitos, a ver se este verão aproveito e levo lá as minhas sobrinhas :)
    É um local mágico :)

    ResponderEliminar
  5. vejo-o da janela, todos os dias...
    :)

    ResponderEliminar
  6. ja o visitei em pequena também e fica sempre este episódio caricato... entrei sozinha ninguém me viu, de tão pequena que sou, sai com o bilhete conforme entrei, acabei por ajudar outra pessoa que ficou com meu bilhete...

    ResponderEliminar