quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Gomas ou ginjas?

Falar da autonomia e responsabilidade que os pais devem dar aos filhos, não é um tema consensual. Contudo, quando assistimos a determinadas situações e mesmo que sejamos da opinião de que as crianças devem começar, desde cedo, a gerir o seu dinheiro, por exemplo, os nossos argumentos parecem cair por terra ou na melhor das hipóteses, tremem.
Hoje, enquanto esperava pela minha vez numa caixa multibanco verifiquei que estava um jovem pré adolescente, talvez com uns doze anos, de cartão multibanco em punho a fazer um levantamento. A situação já me pareceu anormal, mas a maior anormalidade estava no facto desse mesmo jovem estar acompanhado por mais três jovens que sugeriam destinos para o dinheiro do seu "amigo". Destinos que iam desde inofensivas gomas compradas no quiosque ao lado, até ofensivas ginjas bebidas num qualquer café, gerido por gente que no lugar do cérebro tem euros a tilintar a fazer sinapses.
O rapazola fez o levantamento e ao mesmo tempo já se fazia a votação para a eleição do sítio a ir e da quantia a gastar. Não sei o que decidiram (como se tivessem idade e maturidade para decisões), mas desconfio que não tenham usado a liberdade de escolha com responsabilidade... no entretanto, os pais desta criança "capitalista" trabalham para fazer mais uns quantos depósitos na conta à ordem... para gomas, certamente, digo eu!

15 comentários:

  1. A liberdade tem de vir agarrada à responsabilidade, caso contrário jamais funcionará!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Sou jurrásica, pois estas situações provocam-me Brotoeja.

    Passou-se do 8 para o 80, praticamente em tudo.
    Não devia ser permitido cartão multibanco a menores.Tudo tem o seu tempo!

    Aposto que foram à ginjinha...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Eu ia dizer que há pessoas que nunca deviam ter filhos mas é melhor estar caladinha...

    ResponderEliminar
  5. O quê?!...A minha alma está parva...as minhas filhas: 12 e 15 anos gerem os míseros centimos que lhes sobram dos 5€ de que precisam todas as semanas para as senhas do almoço...e ainda amealham...

    ResponderEliminar
  6. Pena que os ATM não indiquem no visor ....lamentamos mas o seu saldo só poderá ser usado para ir comprar comida para um sem abrigo ou uma criança .....

    ResponderEliminar
  7. Deve dar-se algum dinheiro às crianças para aprenderem a geri-lo, mas isso é bem diferente de dar acesso livre a uma conta no banco assim. Isso não me parece nada bem.
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Os pais que não lhe dessem o cartão multibanco para as mãos. E que fossem menos preguiçosos e soubessem dar dinheiro ao vivo. Em todo o caso já imaginaste que os "putos" podiam estar a "reinar" contigo? A fazer uma partida, para escandalizar. E o puto com o cartão de crédito até podia ser responsável, mas ter uns amigos menos responsáveis que estavam a fazer troça. Ou o cartão era roubado... sabe-se lá. Mas não acho bem dar a uma criança acesso a dinheiro pelo multibanco. E se percebendo isso decidem fazer-lhe mal? Grande erro.

    ResponderEliminar
  9. também não acho normal, talvez a conta tenha sido criada só para uma mesada dele e tenha pouco saldo..

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi o excesso de dinheiro em adolescentes dar bom resultado.

    ResponderEliminar
  11. É quando eu leio estas coisas que me sinto tão orgulhosa de ser uma mãe pouco modernaça!

    ResponderEliminar
  12. Cartões multibanco nas mãos de crianças, só na Kidzania por favor!!!

    ResponderEliminar
  13. Os pais habituam mal os filhos. Os filhos agradecem.
    O acerto de contas é para fazer quando?

    ResponderEliminar
  14. Mais tarde ou mais cedo eles vão cobrar dos pais a educação irresponsável que lhes deram. Nessa altura bem podem os pais torcer a orelha, porque ela não deita sangue.

    ResponderEliminar
  15. Não me parece uma atitude muito responsável da parte dos adultos dar um cartão de crédito a uma criança. E nem é pela responsabilidade mas para o perigo que esta pode correr se alguém mal intencionado perceber e decidir tirar proveito.

    ResponderEliminar